PONTA DOS GANCHOS TEM PRODUÇÃO PRÓPRIA DE CACHAÇAS E RECEBE NOVA SAFRA DE SEU VINHO EXCLUSIVO PRODUZIDO NA TOSCANA
O Ponta dos Ganchos Exclusive Resort conta com uma produção própria de vinhos exclusivos. Conheça um pouco mais sobre e veja a nova safra.
4793
post-template-default,single,single-post,postid-4793,single-format-standard,bridge-core-2.4.2,ajax_fade,page_not_loaded,,qode_grid_1300,qode_popup_menu_push_text_top,footer_responsive_adv,qode-content-sidebar-responsive,qode-theme-ver-22.7,qode-theme-bridge,wpb-js-composer js-comp-ver-6.2.0,vc_responsive
 

PONTA DOS GANCHOS TEM PRODUÇÃO PRÓPRIA DE CACHAÇAS E RECEBE NOVA SAFRA DE SEU VINHO EXCLUSIVO PRODUZIDO NA TOSCANA

Tendo a gastronomia como um de seus pilares e um forte atributo que encanta seus hóspedes, o Ponta dos Ganchos Exclusive Resort investe cada vez mais nesse importante segmento da hospitalidade. Além de sua extensa carta de bebidas que inclui vinhos e destilados dos mais apurados, fomenta uma produção própria de vinho e cachaças, que são disputados por seus clientes habitués, sommeliers e connaiseurs, assim como os drinques autorais criados com as cachaças que trazem no rótulo o nome do hotel.

Em relação às cachaças, o hotel buscou um produtor catarinense, certificado, que trabalhasse em sintonia com a mais antiga tradição, para produzir as versões prata, ouro, premium e a especial 20 Anos.

Sob o controle da Adega Scherer, localizada no município de Antonio Carlos e com mais de 100 anos de atuação familiar, as bebidas passam por um processo de bidestilação em alambique de cobre e padronizadas em 39 graus de graduação alcoólica, fator que garante a qualidade da matéria-prima utilizada.

No rótulo, todas trazem a indicação Gancheira, em clara referência à localização do hotel – situado na Ponta dos Ganchos, em plena Costa Esmeralda. 

Quanto às características de cada uma delas, o sommelier do Ponta dos Ganchos, German Bergondo, explica que a Gancheira PDG Prata, por exemplo, passa por um processo de amadurecimento de dois anos em um tonel de 2.000 litros de madeira nacional (araribá).

“O envelhecimento da bebida, em contato com a madeira, confere aromas bem pontuais em termos de sutileza na construção da identidade. Daí o buquê floral desta bebida de extrema limpidez, graças ao processo de impermeabilização interna do tonel com parafina natural”, revela.

Em relação à Gancheira PDG Gold/Ouro, traz um blend de diferentes barricas respeitando a tradição de se envelhecer a cachaça em barricas de carvalho europeu de primeiro uso de Cognac.

Para este espirituoso, o processo de envelhecimento ocorre, em média, por seis anos. Sobre a fase de amadurecimento no carvalho, Bergondo explica os benefícios: “Esta fase é responsável por imprimir uma diversidade de sabores intensos que envolvem o paladar em uma onda exótica de sensações.

Neste caso, o carvalho europeu tem o dom de atenuar o gosto de amêndoas e madeiras tostadas”, exemplifica.

Considerada uma das estrelas do menu de cachaças, a Gancheira PDG Premium caracteriza-se por suas qualidades excepcionais. Depois de dez anos repousando nas melhores barricas, mescla distintos néctares provenientes de barricas de carvalho norte-americano de primeiro uso para Whisky Bourbon.

Neste estágio, a bebida adquire outras particularidades, entre elas aromas de baunilha e coco sem perder os sabores próprios da evolução em carvalho.

Após duas décadas de envelhecimento, a Gancheira 20 Anos PDG, com 45 graus de teor alcoólico, teve suas primeiras garrafas abertas em dezembro de 2021, no aniversário de inauguração do hotel. “Trata-se de um produto igualmente premium, porém com tempo redobrado de amadurecimento, o que justifica seu acentuado sabor e seus aromas exóticos e nitidamente mais evoluídos, como amêndoas e adocicados”, avalia Bergondo, acrescentando que, em seu processo, a bebida emprega leveduras italianas. Aveludada e sutil, esta tiragem especial engarrafou apenas 50 unidades comemorativas.

Consumidas em pequenas doses e pura, as cachaças também compõem a base para um variado menu de drinques. Entre eles o PDG, elaborado com a Gancheira Gold, tangerina, folhas frescas e outros ingredientes que imprimem a esse mix personalidade e um sabor prolongado.  

Vinho Ponta dos Ganchos

Em março de 2022, chegou da Toscana um lote com 1010 garrafas de vinho tinto produzido especialmente para o Ponta dos Ganchos Exclusive Resort. Esta safra de 2016, a exemplo da anterior, também foi produzida pela Fattoria Lavacchio nas colinas de Montefiesole.

E, assim como na safra precedente, este vinho orgânico de produção natural passou por um processo de envelhecimento por 24 meses em barricas de carvalho francês de primeira passagem e ao menos 18 meses na garrafa.

O supertoscano Ponta dos Ganchos, vinho estruturado e complexo, resulta de um blend de uvas Merlot (65%) e Syrah (35%) que foi desenvolvido e degustado pessoalmente pelo CEO e um dos fundadores do hotel, o empresário Daniel Peluffo, até ser obtida a melhor sintonia e equilíbrio entre tanino, acidez e maciez. Como resultado, este tinto se traduz em notas gustativas de ameixa, frutas secas, carvalho e especiarias.

Em relação a esta novidade, a diretora de Marketing do hotel, Fernanda Makhoul, ressalta: “Temos a gastronomia como um de nossos pilares e um forte atributo, proporcionando aos nossos hóspedes experiências exclusivas, entre elas algumas com vinho e cachaças personalizados, que podem ser consumidos apenas na propriedade”.

No Comments

Post A Comment