Transformando o luxo em sustentabilidade: conheça as práticas em resorts
Descubra como os resorts estão transformando o luxo em sustentabilidade, adotando práticas sustentáveis ​​para minimizar o impacto ambiental
5137
post-template-default,single,single-post,postid-5137,single-format-standard,bridge-core-2.4.2,ajax_fade,page_not_loaded,,qode_grid_1300,qode_popup_menu_push_text_top,footer_responsive_adv,qode-content-sidebar-responsive,qode-theme-ver-22.7,qode-theme-bridge,wpb-js-composer js-comp-ver-6.2.0,vc_responsive
 

Transformando o luxo em sustentabilidade: conheça as práticas em resorts

luxo e sustentabilidade em resorts

Conheça como é promovida a sustentabilidade em resorts com iniciativas ambientalmente responsáveis e socialmente agregadoras

Assunto cada vez mais comum no turismo nacional e internacional, a sustentabilidade em resorts torna-se um aspecto central para que os hotéis reúnam exclusividade aos hóspedes com experiências de menor impacto ambiental.

O comprometimento com a sustentabilidade em resorts torna-se um critério para hóspedes e turistas que querem descansar e recarregar as energias, mas reconhecem a importância de soluções mais ecológicas e sustentáveis, ambiental e socialmente.

Como unir luxo e sustentabilidade em resorts?

Em Santa Catarina, os resorts são reconhecidos pelas acomodações de luxo e serviços de excelência, proporcionando experiências únicas e personalizadas.

Entretanto, sabemos da importância de que esses diferenciais positivos dos resorts possam ser unidos a uma atuação responsável, seja no aspecto ecológico como no social.

Reuso de recursos

Um dos principais exemplos de como promover a sustentabilidade em resorts é por meio de práticas de reciclagem do lixo gerado nas instalações.

Além de incentivar os hóspedes e efetivamente operacionalizar a reciclagem de todo o lixo produzido, também é possível comprometer-se com recursos hídricos, que sabemos ser limitados.

A água usada localmente e tratada na estação de esgoto pode ser destinada a fins específicos de reuso, como jardinagem.

Estações de coleta de água da chuva, por sua vez, podem direcionar o recurso para atividades variadas, incluindo lavanderia, lavagem de automóveis e de calçamentos da propriedade.

Com isso há menos impacto tanto na produção de lixo do resort, como no gasto com água, além de se evitar o desperdício de recursos.

Horta orgânica

Outra iniciativa de sustentabilidade em resorts é a horta orgânica, que pode ser fundamental para diferentes projetos sustentáveis.

O primeiro deles refere-se à destinação dos resíduos orgânicos produzidos na instalação para compostagem, sendo usado posteriormente como adubo na horta.

Além disso, uma horta orgânica própria garante a disponibilidade de alimentos frescos, orgânicos e locais para os hóspedes, promovendo uma experiência gastronômica única.

Por fim, a horta orgânica também pode ser uma opção de passeio e atividade aos hóspedes que desejam usufruir desse momento para engajar-se com atividades na natureza.

Acomodações

Quando a sustentabilidade é um dos princípios do resort é possível que ela seja incorporada desde os projetos das acomodações.

A opção por alternativas sustentáveis, como os bangalôs, que se integram à natureza de forma mais espontânea e natural, é um exemplo.

Além disso, projetos inteligentes valorizam, por exemplo, ventilação cruzada, painel solar e teto verde, garantindo menos impactos ambientais.

O uso de materiais de construção mais ecológicos também é uma demanda para unir luxo e sustentabilidade em resorts e um dos principais exemplos é a opção crescente pela madeira de reflorestamento. 

Reflorestamento

Alguns resorts são opções turísticas localizados em meio a natureza. Locais realmente únicos, com belas paisagens, acesso às áreas preservadas e proximidade com o meio ambiente.

Uma vez que os resorts têm essa forte conexão com a natureza, os projetos sustentáveis podem ser voltados à preservação e também ao engajamento dos hóspedes com propostas de recuperação, como o reflorestamento.

Localizado na cidade de Governador Celso Ramos, o Ponta dos Ganchos Exclusive Resort tem um exemplo incrível. O projeto de reflorestamento está entre as práticas de sustentabilidade do resort e é uma parceria com o Instituto Guga Kuerten, criado pelo campeão catarinense.

A cada árvore plantada pelos hóspedes o valor é integralmente destinado ao IGK que atende estudantes e pessoas com deficiência em Florianópolis.

Já foram mais de dez mil árvores plantadas na região como parte da iniciativa de reflorestamento do Ponta dos Ganchos e, cada uma delas, resultou em uma contribuição social à região.

Social

Quando falamos em sustentabilidade é muito comum pensar diretamente no meio ambiente.

Essa associação está correta, mas é limitada, pois a sustentabilidade também se refere às práticas sociais adotadas.

No Ponta dos Ganchos mesmo temos alguns exemplos inspiradores.

O resort aproxima artesãos locais dos hóspedes que vêm, muitas vezes, de outras regiões, abrindo espaço para divulgação e exaltação de formas de arte manual da região, como o crivo.

Outro exemplo é o fomento da economia e desenvolvimento local. No Ponta dos Ganchos isso se dá também por meio da equipe que é composta, quase que totalmente, por moradores locais e filhos de pescadores da região.

Além disso, o resort emprega núcleos familiares, pois entende que ao integrar a comunidade local contribui diretamente à prosperidade da região, seja como destino turístico, mas também enquanto lar ancestral dessas famílias.

O Ponta dos Ganchos Exclusive Resort tem 25 bangalôs e área de 80 mil m², o que garante atividades diversas de gastronomia, lazer, spa, esportes, aventura e descanso, sem perder de vista a sustentabilidade.

No Comments

Post A Comment