Conheça o conceito de Wellness
Descubra o conceito de Wellness: um guia para bem-estar físico, mental e emocional, promovendo uma vida mais saudável e plena
6414
post-template-default,single,single-post,postid-6414,single-format-standard,bridge-core-2.4.2,ajax_fade,page_not_loaded,,qode_grid_1300,qode_popup_menu_push_text_top,footer_responsive_adv,qode-content-sidebar-responsive,qode-theme-ver-22.7,qode-theme-bridge,wpb-js-composer js-comp-ver-6.2.0,vc_responsive

Conheça o conceito de Wellness

conheça o conceito de wellness

Descubra os segredos de uma vida mais saudável com a prática do wellness!

Ao contrário do que muitos pensam, saúde não é apenas a ausência de doença. Ela está associada a um conjunto de fatores que influenciam o bem-estar físico, mental e social.

Neste contexto, o wellness entra como um conceito-chave que vem ganhando força nos últimos anos na busca pela manutenção de uma vida saudável.

Segundo uma pesquisa do Global Wellness Institute, em 2022, negócios relacionados ao tema tiveram uma receita de, aproximadamente, 27 trilhões de reais. Eles ainda estimam um aumento de 57% até 2027.

Em português, ele significa “bem-estar”, mas isso pode levar ao pensamento de que se trata do condicionamento físico apenas. O que seria uma tradução simplória, já que é um termo mais amplo.

Neste artigo, você conhecerá o conceito desta palavra, os pilares e benefícios de práticas relacionadas ao bem-estar pessoal. Boa leitura!

O que é Wellness?

Wellness nada mais é do que a realização constante de práticas saudáveis para uma vivência mais tranquila e serena, sob uma visão holística que reúne físico, mental e social.

Isso não significa que seja um estado estático de vida, pelo contrário. É uma busca diária pelo alinhamento dos hábitos com uma vivência mais saudável e dinâmica.

O termo passou a ser mais usado no século XX, a partir do fim da Segunda Guerra Mundial, entre o final da década de 40 e início dos anos 50.

Contudo, se pensarmos na ideia central, podemos considerar a sua origem muito antes disso. A medicina Ayurveda, por exemplo, praticada desde 5000 A.C., trabalha o equilíbrio entre variados aspectos do corpo.

Até por essa abordagem holística e expandida, existem alguns pilares que caracterizam essa busca por uma vida mais saudável. Vamos falar deles a seguir.

Pilares do Wellness

Diferentemente da famosa pirâmide de Maslow, os fatores para a autorrealização, isto é, o alcance de uma vida plenamente saudável, não estão organizados hierarquicamente, mas equivalentemente.

Isso porque, do ponto de vista wellness, é como se a saúde fosse o telhado de uma casa e os elementos da vida fossem as colunas de sustentação.

Conheça os pilares que podem sustentar a garantia do seu bem-estar:

Alimentação saudável

Manter uma dieta com horários regulares, variação de alimentos e, principalmente, diversidade de nutrientes é uma das bases para o que é wellness.

Com mais energia absorvida, é possível fazer outras atividades com muito mais facilidade e disposição. Sem contar que auxilia no bom funcionamento dos órgãos do corpo.

Atividade física regular

Trabalhar os músculos é outro fator muito importante, pois estimula o corpo e a mente a atuarem em conjunto para um objetivo em comum.

Não estamos falando sobre exercícios intensos para tonificar o corpo inteiro, mas sim da prática constante de alguma atividade física, que proporcione experiências confortáveis e relaxantes. Trilhas com paisagens, por exemplo.

Saúde mental

Notícias sobre crises de ansiedade, casos de burnout e depressão estão aparecendo com mais frequência nos veículos de comunicação e indicam transtornos causados pela falta de saúde mental.

Cuidar da sua estabilidade emocional poderia até mesmo ser considerado a base de tudo. Afinal, de que adianta ter um corpo atlético, se a sua mente estiver com problemas? 

Por isso, ela não pode ser esquecida para um estado de wellness completo. Sessões de spa podem relaxar a mente e fortalecer a sua integridade mental.

Conexões sociais

Nem sempre ficamos bem sozinhos o tempo todo. Às vezes, tudo o que precisamos é de um ombro amigo para conversarmos e passarmos momentos de conforto.

É nesse sentido que manter o contato com as suas amizades próximas também é muito importante. Assim como estar sempre aberto para conhecer pessoas novas.

Dica: para rever uma pessoa querida com quem há tempos você não se encontra, ou até estreitar os laços com alguém, um jantar especial é a escolha certa!

Sono reparador

Uma boa noite de sono pode definir o restante do dia. Procure dormir a quantidade de horas necessárias para um descanso profundo, com regularidade.

Isso influencia na disposição durante o dia, na aparência e na produtividade nas demais atividades diárias.

Gestão do estresse

O estresse está muito ligado à questão mental e pode até se relacionar com a espiritual, pois um espírito em estado de harmonia tende a lidar melhor com o estresse.

E isso vai muito além de se irritar com menos facilidade, o estresse pode afetar não somente o humor, mas também a produtividade e as relações pessoais.

Ambiente harmônico

A influência do ambiente sobre os indivíduos é um tema bastante discutido por alguns pensadores, como Rousseau e Durkheim.

Assim como estar em harmonia consigo mesmo, também é importante ter uma boa relação com o meio em que você está inserido, pois assim, o cotidiano tende a ser mais saudável.

Tudo isso influencia no bem-estar. Portanto, a busca pelo equilíbrio entre esses pilares é fundamental para alcançar uma vida conduzida pelo wellness

Benefícios do Wellness

Não há dúvidas de que um estilo de vida mais saudável traz benefícios que dinheiro algum pode comprar, como:

  • Melhor qualidade no sono;
  • Maior disposição;
  • Humor mais leve e feliz;
  • Vigor corporal;
  • Facilidade para se comunicar;
  • Maior sociabilidade;
  • Imunidade fortalecida;
  • E muitos outros!

É importante destacar que o segredo para o wellness é a constância do autocuidado.

Às vezes, pode ser um pouco difícil conciliar tudo com a correria do cotidiano, mas os benefícios falam por si na diferença da qualidade de vida para quem busca a autorrealização.

De repente, tudo o que você precisa é fazer uma pausa, rever suas metas e adaptar a sua rotina, abandonar alguns velhos hábitos e substituí-los por práticas mais interessantes.

O acompanhamento com profissionais da área também é recomendado. Pois eles podem te ajudar a elaborar um plano de ações que faça sentido para você.

Por exemplo, se o problema está sendo a alimentação, é possível procurar por um nutricionista, explicar as suas dificuldades e gostos. Ele poderá sugerir a dieta ideal para o seu corpo.

E lembre-se: viver o wellness não é ter uma mudança drástica de comportamentos, é vencer pequenas diferenças nos costumes para otimizar a saúde e, consequentemente, alcançar uma vida mais saudável.

No Comments

Post A Comment