Conheça o ecoturismo em Santa Catarina
Explore a rica biodiversidade de Santa Catarina com o ecoturismo: trilhas, cachoeiras, observação de aves e experiências de conservação em meio à natureza exuberante.
6478
post-template-default,single,single-post,postid-6478,single-format-standard,bridge-core-2.4.2,ajax_fade,page_not_loaded,,qode_grid_1300,qode_popup_menu_push_text_top,footer_responsive_adv,qode-content-sidebar-responsive,qode-theme-ver-22.7,qode-theme-bridge,wpb-js-composer js-comp-ver-6.2.0,vc_responsive
 

Conheça o ecoturismo em Santa Catarina

ecoturismo em santa catarina

Entenda melhor o que é ecoturismo, uma prática de lazer em meio à natureza que te fará escolher opções que mais combinam com você!

Santa Catarina se destaca como um grande polo de rica biodiversidade e belezas naturais, com serras, cachoeiras, cavernas pitorescas e praias paradisíacas que encantam os olhos dos visitantes.

Esse complexo de paisagens impressionantes é um destino perfeito para amantes de aventuras, que procuram por conexões com a natureza em forma de ecoturismo em Santa Catarina.

Além disso, o estado guarda um belo tesouro cultural, com uma variedade de comunidades locais e cidades históricas, que marcam a trajetória do povo catarinense.

O Ponta dos Ganchos é um dos resorts que trabalham com a valorização desses aspectos naturais e culturais catarinenses. Inclusive, ele apresenta uma série de programações especiais voltadas para esse fim.

Saiba mais sobre o que é ecoturismo e confira opções incríveis para aproveitar o melhor da natureza de Santa Catarina! 

O que é ecoturismo

Conforme a segunda edição do documento de orientações emitido pelo Ministério do Turismo, ecoturismo apresenta uma conceituação semelhante àquela elaborada pela Sociedade Internacional de Ecoturismo (TIES). Seria ela:

“Ecoturismo é um segmento da atividade turística que utiliza, de forma sustentável, o patrimônio natural e cultural, incentiva sua conservação e busca a formação de uma consciência ambientalista por meio da interpretação do ambiente, promovendo o bem-estar das populações.”

De forma simples, podemos dizer que ecoturismo é entendido como qualquer atividade ou experiência que envolve os participantes com o meio ambiente, numa relação de harmonia, aprendizado e conservação.

A sustentabilidade é ponto crucial dessa relação, pois, desde 1980, o desenvolvimento sustentável vem sendo priorizado nas atividades de ecoturismo, objetivando atender às necessidades da geração atual sem comprometer as futuras.

O melhor disso tudo é que o ecoturismo, como um segmento do turismo, possui uma gama de opções para entusiastas de aventuras na natureza, que não abrem mão do respeito ao meio-ambiente.

Opções para ecoturismo em Santa Catarina

Após entender o que é ecoturismo, que tal conhecer algumas opções incríveis de ecoturismo em Santa Catarina? Acompanhe:

Trilhas na natureza

Com uma diversidade de benefícios para a saúde, as trilhas em Santa Catarina têm se tornado protagonistas no ecoturismo, muito devido a sua praticidade e abrangência de público.

Falamos em praticidade, pois é possível fazer trilha em muitos lugares, como parques e morros, basta que alguém conheça o caminho e tenha atenção com os cuidados a serem tomados.

Caminhar em meio à natureza pode ser uma forma de terapia. Estudos apontam que esta prática reduz os níveis de estresse e ansiedade, quando direciona o foco do praticante para a natureza.

No Ponta dos Ganchos, além das tradicionais trilhas na natureza, o resort está com uma novidade: a Rota das Abelhas.

Uma experiência totalmente exclusiva e imersiva, que promete muito lazer e conhecimento acerca das principais espécies nativas da região. Sem contar a degustação de receitas especiais à base de mel.

Tirolesa

E que tal conhecer um lugar inteiro, sem esforço e com uma visão aérea privilegiada? Isto é o que as tirolesas vêm proporcionando aos adeptos.

O interessante das tirolesas é sua relação com o meio ambiente. Pois, além de proporcionar lazer e relaxamento ao praticante, é uma forma de valorizar a conservação dos recursos naturais.

Por isso, elas precisam ser instaladas correta e legalmente. Conheça alguns dos equipamentos básicos de tirolesa:

  • Cabo de aço;
  • Capacete;
  • Cadeirinha;
  • Mosquetão;
  • Polias ou roldanas;
  • Plataformas seguras;
  • Entre outros.

Você sabia que uma das maiores tirolesas do Brasil está em Santa Catarina? A K2 mil – uma referência ao seu tamanho – liga as cidades de Rodeio e Benedito Novo.

São cerca de 2 quilômetros que podem alcançar uma impressionante velocidade de 160 km/h em alguns trechos da descida, que pode ser feita solo ou em dupla. Haja emoção!

Encontro com espécies locais

Existem possibilidades de conhecer a diversidade da fauna e flora catarinenses de perto. Um exemplo são os ecoparques, locais totalmente voltados à interação com a natureza.

Além disso, outros lugares podem oferecer experiências com espécies nativas, como a Rota das Abelhas, do Ponta dos Ganchos, ou então as opções aquáticas, que permitem conhecer a fauna marinha nos arredores do hotel.

E por falar em fauna marinha, em Santa Catarina há a chamada Rota da Baleia Franca, onde é possível ser presenteado com a ilustre visita das baleias francas, em certos meses do ano.

Rafting

Para aventureiros de plantão, o rafting é uma modalidade sensacional. Trata-se de um esporte que consiste na travessia de corredeiras e quedas d’água com um bote inflável.

Geralmente é praticado em grupos. Portanto, é possível reunir os amigos e viver uma aventura aquática incrível, ou conhecer pessoas que compartilham os mesmos interesses.

Ele encontra espaço no relevo catarinense, uma vez que o estado possui locais propícios à prática, como a região do Vale Itajaí, por exemplo.

Agora, para amantes da tranquilidade e relaxamento, ainda há outras opções aquáticas para se divertir e experienciar o ecoturismo em Santa Catarina, como a canoa e o stand up paddle.

Ambas são modalidades que consistem na navegação sobre as águas, mas com veículos diferentes. Enquanto a canoagem é praticada sentada, o stand up paddle funciona sobre uma prancha.

Visitas a comunidades de povos tradicionais do Brasil

Outro tipo de experiência enriquecedora é uma visita a comunidades nativas do Brasil, em Santa Catarina. A mais famosa é José Boiteux, terra de indígenas das tribos Xokleng, Guarani e Kaingang.

A Trilha Sapopema possui cerca de 2 quilômetros de extensão, que passam pela mata das Reservas do Xaxim Bugio. Guias contam a história do povo indígena, passando por pontos marcantes para os nativos.

Outra possibilidade é a visita à comunidade quilombola de Garopaba. Com pouco mais de 24 mil habitantes, a cidade engloba povos descendentes que preservam a história do local.

Entre as atividades oferecidas, há uma caminhada pela comunidade, com preparo de café da manhã ou almoço, mostra de artesanato e degustação de receitas caseiras doces e salgadas.

De aventuras radicais na natureza a passeios educativos, todas as experiências podem proporcionar muito lazer e aprendizado sobre o que é ecoturismo, faça sua escolha!

Preservar o hoje é garantir o amanhã

Independentemente do tipo de experiência, cuidar da natureza é essencial. O conceito de desenvolvimento sustentável fundamenta a importância do ecoturismo em Santa Catarina.

Preservar a beleza natural do estado hoje é garantir o direito de acesso das gerações futuras aos mesmos recursos, ou até mais. Esta é uma luta de todos!

O Ponta dos Ganchos, por sua vez, além de referência em serviços hoteleiros, assume seu compromisso com o meio-ambiente, por meio de suas ações sustentáveis, como a horta orgânica.

Saiba mais sobre o hotel e sua luta pela preservação da fauna e flora catarinenses!

No Comments

Post A Comment