O que é hotel 5 estrelas?
Descubra destinos românticos para celebrar o Dia dos Namorados em 2024, criando memórias inesquecíveis ao lado da pessoa amada
6717
post-template-default,single,single-post,postid-6717,single-format-standard,bridge-core-2.4.2,ajax_fade,page_not_loaded,,qode_grid_1300,qode_popup_menu_push_text_top,footer_responsive_adv,qode-content-sidebar-responsive,qode-theme-ver-22.7,qode-theme-bridge,wpb-js-composer js-comp-ver-6.2.0,vc_responsive
 

O que é hotel 5 estrelas?

Entenda melhor a classificação em estrelas e descubra o que é hotel 5 estrelas na prática!

Imagine que você irá viajar e, quando começa a procurar pelo hotel ideal, encontra várias categorias de hospedagem sem saber exatamente o que elas querem dizer.

Isso é um problema comum que pode acontecer quando pensamos na classificação em estrelas dos hotéis. Um hotel 5 estrelas deveria ser aquele que oferece tudo, certo?

Mas você já parou para refletir o que é esse “tudo”? Será que existe um parâmetro para dizer se um hotel merece mais ou menos estrelas? E o que essas estrelas nos dizem, exatamente?

A missão deste artigo é esclarecer melhor como funciona a classificação em estrelas e o que é hotel 5 estrelas. Descubra agora mesmo!

Por que os hotéis são classificados em estrelas?

A classificação em estrelas é importante tanto para os hotéis quanto para os hóspedes. Os estabelecimentos utilizam a segmentação para divulgar suas qualidades e características.

Para os hóspedes, ela pode ser útil no momento da escolha da hospedagem. Por exemplo, imagine que você fará uma viagem e deseja economizar ao máximo nela.

No momento de escolher o hotel ideal, você provavelmente preferirá a opção mais barata, que seria um hotel de 1 estrela apenas. Em outras palavras, não será uma estadia de alto padrão.

Isso não necessariamente significa que você dormirá em um lugar inadequado, mas as suas exigências em relação ao conforto e exclusividade serão entendidas como “muito baixas”.

Dessa forma, a padronização em estrelas facilitará o seu trabalho de busca, pois indicará os hotéis que se enquadram no seu orçamento e nas suas exigências, por menores que elas sejam.

Em resumo, tanto as redes hoteleiras quanto os possíveis clientes podem falar a mesma língua e se conectar com muito mais facilidade.

Como funciona a classificação?

Quando o assunto é classificação em estrelas, não existe uma padronização oficial e universal para os hotéis. No geral, 1 estrela seria a categoria mais baixa e 5 a mais alta, em relação à qualidade.

No entanto, muitos lugares podem se basear no Sistema Brasileiro de Classificação de Meios de Hospedagem (SBClass), fruto de uma parceria entre o Ministério do Turismo e o Inmetro.

De acordo com o órgão, para adquirir a categoria mais alta, um hotel deve atender a determinados requisitos com base nas condições de infraestrutura, equipamentos, serviços oferecidos aos hóspedes e práticas de sustentabilidade.

Podemos definir as seguintes características para cada classificação de hotel:

  • 1 estrela: acomodações básicas com serviços mínimos e preços acessíveis.
  • 2 estrelas: maior conforto em relação à categoria anterior. Adequado para viajantes com orçamento limitado e negócios.
  • 3 estrelas: apresenta uma variedade de serviços e comodidades. As acomodações são confortáveis e com vantagens adicionais.
  • 4 estrelas: Acomodações muito sofisticadas e com toques de exclusividade. Adequado para férias de luxo e viagens de negócios.
  • 5 estrelas: Luxo máximo com comodidades de classe mundial. Atendendo a viajantes abastados e convidados VIP.

Para definir o que é hotel 5 estrelas, alguns lugares podem ter como base outras formas de avaliação – até mesmo internacionais, como o Forbes Travel Guide ou a American Automobile Association (AAA).

Como saber se um hotel tem 5 estrelas?

No momento de escolher o hotel, a primeira coisa a se estabelecer são as suas prioridades e exigências para uma hospedagem.

Em uma estadia de alto padrão, o luxo é a palavra-chave. Por isso, é interessante pensar o que pode ser luxo para você e se isso está associado aos serviços do hotel.

Para o SBClass, além de oferecer todas as regalias das demais categorias, um hotel 5 estrelas precisa ter:

  • Salão de eventos;
  • Serviço de guest relation/concierge (ponto de informação ao cliente);
  • Pelo menos seis serviços “especiais”;
  • Restaurante com comidas vegetarianas e dietas especiais;
  • Roupões e chinelos em todos os quartos.

Pode ser que algumas dessas exigências não sejam compatíveis com as suas necessidades/expectativas. Por esse motivo, aqui vão outros pontos que podem fazer mais sentido para você na escolha do hotel:

Veja a localização

Estar próximo a pontos turísticos costuma ser uma característica dos hotéis 5 estrelas. Mais importante do que isso, na verdade, é estar em um lugar estratégico para a proposta de viagem.

Por exemplo, se o seu objetivo é relaxar e não sair dos arredores do hotel, não vai fazer muita diferença ele estar próximo a um ponto turístico, concorda?

Aliás, isso pode até mesmo ser um ponto negativo, pois, dependendo da atração, pode haver barulho e atrapalhar seu descanso. Pense num parque de diversões, por exemplo.

Neste caso, a estadia perfeita seria um ambiente mais exótico e isolado. Ou seja, neste momento, um hotel 5 estrelas seria aquele que está mais afastado dos centros.

Analise a infraestrutura

Aqui não tem muito segredo. O lugar tem boa infraestrutura? Isto é, o estabelecimento dispõe dos ambientes e serviços adequados para você?

Recomendamos que seja feita uma lista de coisas que não podem faltar em um hotel para ti. Por exemplo: piscina, área de churrasco, sauna, spa, restaurante, área pet, etc.

É claro que se trata de uma análise subjetiva e pessoal, mas alguns pontos são comuns em vários casos, como:

  • Conservação do prédio;
  • Móveis da portaria;
  • Limpeza dos lugares;
  • Serviços especializados;
  • Entre outros.

Que tipo de tratamento com o hóspede você esperaria de um hotel que não cuida da própria infraestrutura? Pense nisso.

Confira as opções de exclusividade

Se o luxo é o foco, a exclusividade é a luz. Um hotel que oferece serviços exclusivos aos clientes tende a ser muito mais assertivo em seu atendimento.

Isso porque, em teoria, ele está considerando as particularidades do seu público. Imagine um hotel como o Ponta dos Ganchos, que oferece jantares especiais para casais.

É de se esperar que ele esteja totalmente preparado para receber os apaixonados com o melhor do seu lado romântico: pratos especiais, bebidas exclusivas e ambientes arejados. Tudo para os pombinhos se amarem melhor.

O mesmo vale para outros serviços, como spa, atividades esportivas, passeios exclusivos, etc.

Leia avaliações na internet

Para finalizar, uma boa ideia é verificar as resenhas de sites na internet. As pessoas costumam compartilhar informações de suas experiências em hoteis para dizer se eles correspondem à classificação indicada.

Destas avaliações, é possível obter perspectivas diferentes que podem dar atenção para pontos que os hoteis não mencionam. Uma coisa é ver o cardápio do restaurante, outra coisa é experimentar os pratos.

Hotel 5 estrelas em Santa Catarina

Se com essa gama de informações e sabendo o que é hotel 5 estrelas você decidiu que esta é a opção ideal para o seu caso, hoje é o seu dia de sorte!

Em Santa Catarina, há um dos melhores hotéis 5 estrelas do Brasil: o Ponta dos Ganchos Exclusive Resort. Um hotel que entende muito bem o que é estar no topo das classificações.

Vencedor de prêmios como o “Traveller’s Choice” da TripAdvisor, ele se destaca por atender aos requisitos de um hotel 5 estrelas com muito comprometimento.

Saiba mais sobre o Ponta dos Ganchos conferindo as experiências exclusivas que ele oferece aos hóspedes.

No Comments

Post A Comment